quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bolo de Tapioca feito com o meu brinde da Dubom

Olá amigas queridas, tudo bem? Estou com saudades de vocês!
Bem, eu fui uma das sorteadas no blog da querida Cristina do blog Receitas da Vovó Cristina, para ganhar um pacote de farinha de tapioca da Dubom e um potinho de canela em pó Dubom.
Conforme eu falei para a Cristina, assim que eu recebesse eu postaria aqui.
Chegou na segunda feira a tarde e eu não via a hora de preparar alguma coisa para experimentar a farinha de tapioca.
Ai eu resolvi fazer um bolo, ficou muito gostoso, com uma textura bem gostosa mesmo, parece um bolo pudim!Peguei a receita daqui, só achei que deveria usar um pouco menos de manteiga, mas como sempre da primeira vez eu faço exatamente como a receita;dá próxima vez eu vou adaptar ao meu gosto. Mas é muito gostoso!!!
Depois eu vou fazer um mingau que a Vovó Cristina fez com a farinha e a canela em pó, deve ter ficado uma delicia mesmo!
Cristina querida obrigada pelo carinho!
Beijos a todas (os).
Saudades!!!


Bolo de Tapioca

Ingredientes

1 xícara (chá) de manteiga

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de farinha de trigo

3 xícaras (chá) de farinha de tapioca (deixe a farinha de tapioca de molho na água por 1hora, depois disso esprema se ficou com excesso de água e utilize na receita.)

1 xícara (chá) de leite
 
4 ovos

1 vidro de leite de coco

2 colheres (chá) de fermento químico em pó

2 colheres (sopa) de queijo ralado
Modo de Preparo:
Bata bem os ovos, com a manteiga e o açúcar, acrescente o leite e o leite de coco, a farinha de trigo bata mais um pouco e desligue a batedeira.
Adicione a farinha de tapioca já devidamente hidratada, o queijo ralado e por último o fermento em pó, misture delicadamente tudo.
Coloque em forma untada com margarina e polvilhada com coco ralado.
Leve ao forno médio para assar e dourar por 50 minutos mais ou menos.
Desenforme depois de frio.




41 comentários:

  1. Nunca comi bolo de tapioca, não sei qual o sabor, mas que tem bom aspecto...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que bom te ver com essa deliciosa receita!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Hummm,que delícia!!!Tb recebi a minha ontem!!!Tenho que fazer alguma receitinha boa!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia que deve ter ficado esse bolinho. Morro de vontade de provar tapioca, todo mundo diz que é tão bom!
    Aproveitando a passagem, quero te convidar para a promoção Nossa Cozinha em parceria com a Maribo, que vai premiar as 4 melhores receitas com kits de geléias e licores.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. OLÁ QUERIDA IVANI,
    AMEI O SEU E-AMIL OBRIGADA PELO CARINHO VOCÊ É MUITO ESPECIAL PARABÉNS PELOS PRODUTOS E PELO BELO BOLO, RECEITA MARAVILHOSA!
    AMIGA, VOU TIRAR UNS 15 DIAS DE FOLGA DA MINHA COZINHA DAR UMA VIAJADA, VOU SAIR AMANHÃ BEM CEDINHO,DEPOIS VOLTO COM A MINHA ROTINA,RSRS.

    UM GRANDE BEIJO DA AMIGA,
    ANDRÉA....

    ResponderExcluir
  6. Ivan este bolo està lindissimo, me abriu o apetite, sabes que para oces estou sempre porta, adoro..... fresquinho deve ser muito saboroso.

    beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivani querida,
    Parabéns pelos presentinhos... sortuda!
    Adorei o bolo!!!
    Que bom que veio matar um pouco a saudade...
    Bjim
    Dri Dauzacker
    www.paixaocomfogao.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ivani, que bolo maravilhoso, vou experimentar com certeza, tenho farinha de tapioca perdida na minha despensa vou usá-la com certeza a fazer o teu bolinho que deve ter ficado uma delícia :))
    Uma xícara tem quantas gramas?
    Beijinho e tudo a correr bem...

    ResponderExcluir
  9. Ivani, o bolo ficou lindo. Gostei da receita.
    Bom ganhar presente, não é?
    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Ivani, you are very talented. It is difficult to bake with tapioca but you did it. Congratulations it looks great. Have a wonderful day

    ResponderExcluir
  11. Não sei o que é melhor Ivani,esse bolo de tapioca ou ter você de volta!
    Com certeza os dois!
    Que bom minha amiga ver você se animando para fazer seus posts.
    Mesmo que não consiga todo dia,saiba que ficamos muito felizes em poder tê-la entre nós!
    Deus te abençoe sempre e te dê um lindo final de tarde!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. ADOREI OS EU BOLO FICOU LINDO, O INTERIOR ESTA O MÁXIMO.
    BJS

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente queria dizer que fiquei muito feliz de ver vc de volta amiga, embora eu saiba que a sua luta continua e está cada vez mais dificil. Mas vamos la, esse bolo esta uma delicia hem, de tapioca é tudo de bom não? Adorei a receita amiga. Parabéns pelos presentes, querida, vc merece. Um gde beijo e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  14. Que maravilha. Eu amei esse bolo. Parabéns por ter ganho o sorteio e nos mostrar essa receita deliciosa!
    bjs
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Ivani querida,
    hum delicia,adoro tapioca,
    com certeza o bolo deve ter ficado
    maravilhoso...bjs de tapioca
    e tudo de bom a vocês amiga!
    Ótima noite e semaninha...

    ResponderExcluir
  16. Ai que delicia Ivani. Estou doida pra comer bolo de tapioca, ainda nao provei, mas só por levar tapioca imagino que deve ser delicioso.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  17. ME GUSTÓ LA RECETA VOY A PROBAR LA HARINA DE PAIPOCA,UNA BUENA IDEA,ABRAZOS GRANDES.

    ResponderExcluir
  18. Nunca usei tapioca, mas a julgar por esse bolo magnífico, estou a perder tempo... eu amei o bolo, está maravilhoso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Ivani querida passa no meu blog
    e pegue seu selinho...
    (beijos no coração)
    E linda tarde!
    Paz e luz para humanidade...

    ResponderExcluir
  20. Olá minha amiga!
    Passei para agradecer seu carinho e desejar um lindo final de tarde!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  21. ficou muito bonito e uma delicia parabens e tudo de bom para voce e muita coraguem beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Olá minha amiga,boa noite!
    Pensei que não iria nem conseguir te visitar hoje,o dia está corrido,mas sempre tem que dar um tempinho prá visitar quem a gente gosta,não é mesmo?
    Passei para desejar a você um final de semana repleto de coisas boas!
    Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  23. O sabor deve ser bem especial ficou muito bonito bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  24. Olá querida Ivani, como vai?
    Gostei muito do seu bolinho, acho que por aqui não temos essa farinha, pelo menos nunca a vi à venda nos lugares comuns,o que já utilizei foi mandioca e os polvilhos, mas vou estar atenta, também gosto imenso de experimentar produtos novos.
    Beijinhos grandes amiga, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  25. Passei prá te desejar uma semana muito abençoada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Olá minha amiga,não poderia terminar o dia sem te fazer uma visitinha!
    Tenha uma noite abençoada,fique com Deus!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Olá Ivani!
    Eu amo tapioca e seu bolo ficou especial.
    Melhoras para sua mãe.
    Um abraço,
    Velminha
    ps: Vi o link do seu blog no Amehlia Digital.

    ResponderExcluir
  28. Linda tarde prá você minha amiga,com paz e harmonia!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  29. Que coisa boa vc ter ganhado...adorei a receita com tapioca! Espero que sua mamis esteja melhor!
    Um bejim grande prá vc minha amiga!

    ResponderExcluir
  30. Prá você minha amiga,preparo um cházinho com muito carinho!rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Faz tempo que quero fazer uma receita de bolo de tapioca. Esta parece perfeita. Vou fazer!
    bjs

    ResponderExcluir
  32. quero compra a farinha de tapioca como fasso
    o meu nome e cleoneide o mail clisabelly340@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Olá Ivani, compartilhei no facebook sua postagem, tá? Mas olha se vc ainda tiver a tapioca, faça esta receita de bolo minha amiga:

    http://receitasdavovocristina.blogspot.com/2011/04/bolo-de-tapioca.html

    Esse bolo é perfeito!!!Fica fofíssimo!Depois me conta, beijos.

    ResponderExcluir
  34. Hum... vou testar! Parece apetitoso!

    ResponderExcluir
  35. Ivani, que delícia e prático, vou fazer, pois estou com uma tapioca aqui.
    Sumiu, estou sentindo sua falta.


    Boa semana amiga


    Bjs cristalinos

    ResponderExcluir
  36. Olá Ivani, saudades de vc amiga. Espero que esteja tudo bem com vc, embora as coisas sejam dificeis né ? Vim desejar um ótimo final de semana...beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Olá Ivani passando para deixar meu
    carinho e forte abraço a vocês amiga querida!
    Beijos e boa noite!
    Paz e luz para humanidade

    ResponderExcluir
  38. Adoro esse bolo ,tbm tenho um blog onde posto receitas simples de doces.Sigo vc com prazer, bjos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  39. qual a quantidade de agua para hidratar a tapioca?
    Qual q temperatura do forno?

    ResponderExcluir

Olá deixe o seu comentário!
Beijos
Ivani